Quem disse que seria fácil?

quarta-feira, novembro 07, 2007

Quando comecei a me interessar pela arte fazer jóias, achava que nunca ia conseguir entender os processos de produção, manusear ferramentes, chegar ao fim do dia sem me machucar, etc e tal. Mas com o tempo fui pegando o jeito e até que não estou tão mal hoje em dia.
Era engraçado! Quando entrei na escola, achava que seria igual a fazer bijuteria, ou seja, montagem pura. Imaginava que todas as peças vinham em moldes e artefatos que já trariam a peça pronta. Depois era só colar e pronto!! Na verdade, eu ainda pensava pior. Achava que existia uma mina de ouro branco, uma de ouro amarelo e uma de ouro vermelho.
Ai ai, ser leigo tem seu lado engraçado, principalmente quando se tem colegas de turma como os meus.
Aí o tempo foi passando, e na marra, aprendi que:
  1. É sempre importante prender o cabelo. Das duas uma: ou ele vira uma maçaroca se enrolar no motor de suspensão ou vc fica um pouquinho escalpelado;
  2. Se você começar a sentir cheiro de osso queimado, CUIDADO, pode ser sua unha na frente do maçarico;
  3. Avental não é enfeite. Então, é sempre melhor limpar as mãos nele intencionalmente do que sem querer na saia branca, bem na altura do popô;
  4. As máscaras (aquelas de dentista), não ficam na gaveta da bancada à toa. Ou seja, seu uso é de grande valia, pois não é nada legal polir uma peça, sair com o rosto todo preto de cêra e só perceber na padaria;
  5. É obrigatório seguir a ordem: aquecer, pegar COM a pinça e esfriar na água. NUNCA o contrário;
  6. O maçarico não explode;
  7. É melhor pedir ajuda ao professor quando for puxar um fio, do que cair no chão em plena aula (Tá bom, tá bom, essa não aconteceu comigo....);
  8. Não adianta parar tudo para lixar a unha!! Eu sou perua, mas é melhor lixar tudo de uma vez do que 10 vezes durante a aula.

Com o tempo fui aprendendo a diferença entre limar, serrar, polir. Fui entendendo que a cor do ouro depende da liga que unimos ao metal puro. Vi que não era tão difícil como imaginava na primeira aula, quando já fui incumbida de fazer uma aliança... Simples de dar dó, coitada. Mas é de baixo que se começa.

Hoje, quase 5 anos depois e em meio a tantos percalços, posso adiantar que a vida de autor de jóias é uma delícia. Ver o material se transformar no que vc sonhou durante a noite, é um barato. É claro que às custas de muito suor e unhas quebradas, mas.... Assim é a vida.

1 comentários preciosos:

Miss G. disse...

Oi amiga!!!
Estou adorando o seu blog e descobrir mais um talento seu: a escrita! Um beijo enorme, amiga!
Até mês que vem!!! ebaaaaaaaaa
gábi

 
Carolina Brito - by Templates para novo blogger